segunda-feira, 12 de abril de 2010

Estudo Bíblico


Importância da Ressurreição de Cristo:

1. Ela comprova que Ele é o Filho de Deus;
2. Garante a eficácia da sua morte redentora;
3. Confirma a verdade das Escrituras;
4. É a prova do juízo futuro dos ímpios;
5. É o fundamento pelo qual Cristo concede o Espírito Santo e a vida espiritual ao seu povo e a base do seu ministério para intercessão do crente;
6. Garante ao crente a sua futura herança celestial e sua ressurreição quando o Senhor vier;
7. Ela põe à disposição do crente, na sua vida diária, a presença de Cristo e o seu poder sobre o pecado.

Confirmação da ressurreição de Cristo:

1. Tumulo vazio: se os inimigos tivessem roubado o corpo eles teriam mostrado-o para confirmar que Jesus não ressuscitara. O tumulo vazio revela que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus;
2. A existência, o poder, a alegria e a devoção da Igreja primitiva: se Jesus não tivesse ressuscitado e aparecido aos discípulos, estes nunca teriam passado do desanimo para alegria, coragem e esperança;
3. A composição do Novo Testamento: os homens que escreveram o Novo Testamento nunca teriam feito isto se Jesus e seus ensinos tivessem terminado em morte e desilusão;
4. O batismo do Espírito Santo e suas inerentes manifestações na Igreja: sem a ressurreição de Cristo, não haveria nenhum batismo experimental no Espírito Santo;
5. Os milhões de pessoas: as quais experimentam nos seus próprios corações e vidas, a presença de Jesus e o testemunho do Espírito Santo.

Salvação

Salvação significa “livramento”. A salvação é descrita na Bíblia como “o caminho” para a comunhão eterna com Deus no céu.
• O único caminho da salvação: Cristo é o único caminho ao Pai. A salvação nos é concedida mediante a graça de Deus, manifesta em Jesus;
• Os dois lados da salvação: a salvação resulta da graça de Deus e da resposta humana da fé em Jesus Cristo e na Palavra de Deus;
• As três etapas da salvação:
1. Etapa passada: experiência pessoal, onde nós crentes, recebemos o perdão dos pecados e passamos da morte espiritual para a vida espiritual, do poder do pecado para o poder do Senhor, do domínio de Satanás para o domínio de Deus;

2. Etapa presente: livra-nos do habito e do domínio do pecado e nos enche do Espírito Santo. Ela abrange:
 O privilegio de um relacionamento pessoal com Deus;
 A confirmação de nossa morte para o pecado e a submissão à direção do Espírito Santo e à Palavra de Deus;
 O convite para sermos cheios do Espírito Santo continuamente;
 A exigência de nos separarmos do pecado e da presente geração perversa;
 A chamada para travar uma batalha constante em prol do Reino de Deus conta Satanás e suas hostes demoníacas;

3. Etapa futura: abrange:

 Nosso livramento da ira de Deus;
 Nossa participação da glória divina e o recebimento de nosso corpo ressurreto, transformado;
 Os galardões que receberemos como vencedores fieis.
Toda advertência, disciplina e castigo do tempo presente da vida do crente tem como propósito previni-lo a não perder essa salvação futura.

Redenção

Redenção é resgatar mediante o pagamento de um preço. A doutrina da redenção resumi-se:
• O estado do pecado, o qual precisamos ser redimidos;
• O preço pago para nos libertar dessa escravidão: Cristo pagou esse resgate ao derramar o seu sangue e dar sua vida;
• O estado presente dos redimidos. Os crentes redimidos por Cristo estão agora livres do domínio de Satanás e da culpa e do poder do pecado. Assim devemos andar conforme a vontade de Deus e a sua Palavra;
• A doutrina de redenção no Novo Testamento já estava prefigurada nos casos de redenção registrados no Antigo Testamento (o sangue de animais era o preço pago para expiar o pecado do povo).

Justificação

A palavra “justificar” significa ser “justo (ou reto) diante de Deus”. Denota estar num relacionamento certo com Deus. Algumas observações:
• A justificação diante de Deus é uma dádiva, ou seja, não se baseia em boas obras;
• A justificação diante de Deus se alcança mediante a “redenção que há em Cristo Jesus”;
• A justificação diante de Deus provem da graça de Deus sendo obtida mediante a fé em Jesus como Senhor e Salvador;
• A justificação diante de Deus está relacionada ao perdão dos nossos pecados;
• Uma vez justificados diante de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus, estamos crucificados com Ele o qual passa a habitar em nós. Através dessa experiência nos tornamos de fato justos e começamos a viver para Deus. Essa obra transformadora de Cristo em nós, mediante o Espírito Santo, não se pode separar da sua obra redentora a nosso favor.

“o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.” Rm 3.28b

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Mc 16.16

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Pv 55.6

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”
Jo 14.6

“ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo” Jo 3.3

“Creia no Senhor Jesus e serão salvos, você e os de sua casa” At 16.31

“arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” MT 3.2

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16


Estudo baseado na Bíblia de Estudo Pentecostal

Nenhum comentário:

Postar um comentário