segunda-feira, 5 de abril de 2010

Provação



Leitura Bíblica:
Tiago 1.1-4


Tiago pede que nos alegremos nas provações, não porque pretenda que gostemos delas, mas porque Deus tem um bom propósito ao nos provar. Deus sabe o que está acontecendo, e tem uma saída para nós. Ele está no controle de tudo, e a alegria com a provação proposta por Tiago guarda-nos inclusive de contaminar nosso ambiente de trabalho e familiar com desânimo que dificultaria ainda mais vencer essa situação. Nas provações temos de esperar o grande amor de Deus agir em nossa vida, o sofrimento fortalece a nossa alma. É nas provações da vida que percebemos a misericórdia de Deus agindo e, se perseverarmos crendo, no final seremos vitoriosos.
Essas lutas nos desafiam à perseverança que produz em nós maturidade e integridade espiritual. As provações facilmente nos causam pânico e desespero, mas Deus as dá para o nosso próprio bem, para crescermos tanto na vida espiritual como na cotidiana.
Deus só prova a quem ele ama – esta é a razão da alegria mesmo dentro de situações penosas. Alegrar-se não significa sentir prazer com os problemas, mas a satisfação de saber que o amor de Deus está por trás de tudo.

“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência.” Tiago 1.2-3

O crente deve enfrentar as provações com alegria porque isso desenvolvera nele uma fé perseverante, uma personalidade experiente e uma esperança madura. Nossa fé somente pode chegar à plena maturidade quando confrontada com dificuldades e oposição. Às vezes, as provações vêm sobre o crente a fim de que Deus possa testar a sinceridade da sua fé. A palavra maduros transmite a idéia bíblica de perfeição no sentido de relacionamento correto com Deus.
A palavra paciência é mais bem traduzida por perseverança ou resistência. É perseverar em meio a todas as provações, sem perder a fé em Deus.
Deus tem cuidado de todo o seu povo e que nos sofrimentos Ele o susterá com amor e misericórdia!

Bibliografia:
Pão Diário – Radio Trans Mundial
Bíblia de Estudo Pentecostal

Nenhum comentário:

Postar um comentário